Na noite desta quinta-feira (19), o Universo/Vitória está perto de mais uma vez fazer história em tão pouco tempo de existência. A partir das 20h, o rubro-negro jogará a última partida contra o Guaros de Lara, da Venezuela. Se vencer, irá para a próxima fase da Liga Sulamericana de Basquete 2017.
Será tudo ou nada. Antes da bola subir em quadra, devemos ficar de olho no jogo entre Club Malvín e Estudiantes de Concórdia. Caso o Malvín vença, as chances do Universo/Vitória aumentam para a classificação. Caso os argentinos vençam, o rubro-negro tem que ganhar o Guaros por quatro ou mais pontos de diferença. De todo modo, uma vitória e o Leão passa.
“Falei aos jogadores que se ganharmos com quatro pontos de diferença, estamos dentro, independente do resultado do outro jogo. O time do Guaros os laterais são muito altos e os nossos alas são menores com exceção do Edu, que também não é tão alto. Vamos ter que jogar muito bem pra ganharmos do Guaros, mas não é impossível, estamos em casa e temos que fazer uma grande partida.”, comentou o técnico Régis Marrelli sobre o confronto com o atual bicampeão da Liga das Américas.
TIME TITULAR
O Universo/Vitória pode ter uma perda grande para a partida de logo mais. O ala Arthur Belchor foi expulso na partida contra o Estudiantes por se envolver em uma confusão com o pivô Zvonko Buljan, que também foi expulso. Assim, o técnico Marrelli não sabe se poderá contar com ele. O provável substituto deve ser o ala Edu Mariano. O quinteto em quadra deverá ser: Kenny Dawkins, Nick Okorie, Edu Mariano (Arthur Belchor), Matt Shaw e Murilo Becker.
GUAROS DE LARA
Fundada em 1982 e após passar por algumas alterações de nomes e sedes, em 2003 se instalam na cidade venezuelana de Barquisimeto com o nome Guaros de Lara e a partir daí adotou-se até a alcunha de #ADNGuaros, traduzindo seria algo como o DNA de Guaros.
Esse DNA vem relacionado com os últimos feitos da equipe venezuelana, com títulos no certame nacional (a Liga Nacional de Baloncesto) e mais recentemente o bicampeonato da Liga das Américas, nas duas últimas temporadas, maior competição de clubes de basquete da América do Sul.
O Guaros de Lara tem grandes jogadores em seu plantel, incluindo um brasileiro: Duda Machado. Pra quem não lembra, disputou a última temporada no Solar Cearense pelo NBB e é irmão de Marcelinho Machado, do Flamengo e Seleção Brasileira.
OLHO NELE
Além de Duda, há outros bons jogadores como o pivô Gregory Echenique, o norte-americano Nat Robinson e o ala José Vargas. Porém, quem deve ter todas as atenções voltadas é o armador Heissler Gullent, principal jogador do Guaros. Na última partida, contra o Malvín, anotou 17 pontos, cinco rebotes e oito assistências.
O time titular do Guaros de Lara deverá ser: Heissler Gullent, José Vargas, Gregory Echenique, Néstor Colmenares e Luis Belthemy.
TORCIDA EM PESO
A partir das 17h45 dessa quinta-feira (19), teremos Estudiantes de Concórdia contra o Club Malvín e às 20h começa Universo/Vitória contra o Guaros de Lara. A presença e o apoio da torcida serão de grande estima e um combustível a mais para que a Constelação de Leão avance para a próxima fase e escreva mais um capítulo épico em sua história.