Início Colunas Visão Tática Vit 2 x 1 Spo: Uma vitória para dar moral

Vit 2 x 1 Spo: Uma vitória para dar moral

10

Ney Franco conseguiu o seu segundo triunfo no retorno ao Vitória e o primeiro no Barradão. Mais importante do que vencer e se classificar para as Oitavas de Finais da Copa Sulamericana, o jogo foi interessante para o técnico testar novas opções táticas e desenhar o novo Vitória. No momento atual do rubro-negro, o resultado é o mais importante, já o bom futebol será um detalhe até a estabilidade na temporada.

Ney Franco transformou a variação tática do último domingo em sua tática principal. No jogo contra o Flamengo, ao perceber a dificuldade na criação, Ney recuou os pontas para segunda linha e adiantou Marcinho formando um 4-4-1-1. Naquele momento, parecia pontual, mas diante da postura do time, principalmente no primeiro tempo, essa deve ser o desenho tático do novo Vitória.

Esse novo desenho tático, tira a necessidade de um meia clássico, aumenta a marcação e a intensidade pelos flancos e possibilita uma transição ofensiva mais rápida. Porém, o time perde em verticalidade em alguns momentos do jogo e abusa dos lançamentos longos buscando os meias. O primeiro caminho para recuperação de um time é a estabilidade tática para conseguir bons resultados e sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

No jogo de ontem, o Vitória seguiu o script no primeiro tempo. Lançamentos longos buscando Willie e Marcos Júnio que utilizavam a diagonal, muita intensidade e compactação. A estratégia deu certo. Em um lançamento de Richarlyson, Willie aproveitou o vacilo da zaga e marcou o primeiro gol. Porém, Adriano, o pior dos rubro-negros, não marcava Ibson como deveria e o Sport criava boas oportunidades. 10620770_761085703958789_7688552137658225922_n

No segundo tempo, com a lesão de Willie, Ney Franco mudou o esquema para buscar o contra-ataque. A entrada de Cáceres fez o Vitória variar para o 4-3-3 e viu o Sport crescer no jogo e ameaçar a classificação. Com Marcinho, Edno e Beltrán no setor ofensivo, os contra-ataques não tinham velocidade, e com Cáceres sem ritmo, a bola não chegava com qualidade. Na única bola trabalhada no segundo tempo, saiu o segundo gol do Vitória com Marcinho em uma ultrapassagem de Nino pela direita. 10628388_761085687292124_4058329409596991542_n

Lentamente, o Vitória começa a ter um jeito de jogar consistente e que com o tempo, ganhará corpo. Quanto ao destino rubro-negro na Sulamericana, só a campanha do Brasileiro dirá. As próximas partidas pela competição internacional só ocorrerão em outubro e até lá, o Leão poderá estar mais tranquilo no Brasileiro.


Deixe sua opinião