Mesmo com o pensamento no primeiro jogo da final do campeonato baiano, o Rubro-Negro enfrentou o Náutico/RR, partida de volta da primeira fase da Copa do Brasil. O jogo foi importante para que Mancini observasse alguns atletas como Dagoberto, Norberto (recém-recuperado de lesão), Marcelo, Euller e Caíque (substituindo os poupados Amaral, Diego Renan e Fernando Miguel). Além disso, ambientou sua equipe ao gramado da Arena Fonte Nova, local do jogo de volta na final do Baianão 2016.
Primeiro tempo
A primeira etapa mostrou um Vitória adiantando linhas, marcando o adversário em seu campo. O time amapaense mal conseguiu manter a posse de bola em boa parte do tempo, chegando ao ataque apenas aos 25 minutos.
O Leão foi configurado no 4-2-4, com Vander, Dagoberto, Leandro Domingues e Marinho compondo a última linha. A grande movimentação do quarteto ofensivo deu origem a muitas chances (o placar poderia ter sido mais elástico). Euller e Norberto participaram bastante, observando-se oportunidades pelas laterais.
Nos últimos 15 minutos o Vitória já não tinha o mesmo ímpeto na marcação, fazendo com que a equipe visitante encontrasse mais espaços para chegar ao ataque. E foi em um destes momentos que o placar foi diminuído (com a colaboração de Caique e Euller).
Segundo Tempo
Na segunda etapa do jogo, como já era esperado, o Rubro-Negro se preservou mais (pensando na final de domingo). Mesmo em ritmo desacelerado o time ainda levava relativo perigo. Leandro Domingues foi recuado, observando-se um 4-3-3 nas jogadas ofensivas e um 4-1-4-1 sem a posse de bola.
Willians Farias e Marcelo cumpriram bem o seu papel. Comandaram de maneira satisfatória o meio de campo, se apresentando no ataque em algumas oportunidades. Alípio substituiu Dagoberto ainda no intervalo, mostrando boa movimentação, tranquilidade para criar jogadas e frieza para concluir em gol.
Agora o foco retorna para a decisão do campeonato local. Com o retorno de Kieza, Amaral, Diego Renan e Fernando Miguel, Mancini terá força máxima novamente. Os atletas que foram testados nesta quarta demonstraram ser boas opções para o decorrer do ano. Contratações pontuais serão importantes para a longa caminhada da Série A e Copa do Brasil.