Pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vitória viajou até o sul do país para encarar o Coritiba, na capital paranaense. O palco do confronto foi o Couto Pereira e o resultado final foi de triunfo do time alviverde por 2 a 0, placar que coloca o Leão na zona de rebaixamento.
Com a derrota, o Vitória acumula três jogos sem vencer, com duas derrotas e um empate. O revés também deixa o Leão na 19ª colocação, com 15 pontos ganhos, à frente apenas do Palmeiras, lanterna com um ponto a menos. O próximo compromisso rubro-negro na Série A será diante do Figueirense, neste domingo, no Barradão. O Coritiba fica na 17ª colocação, com a mesma pontuação, porém com saldo de gols superior.
O JOGO
O Vitória iniciou a partida com apenas uma mudança em relação ao time que empatou com a Chapecoense na rodada passada. Na vaga deixada pelo lesionado Dinei, o técnico Jorginho optou em escalar com Willie, contrariando previsões que sugeriam a estreia de Beltrán no time titular.
Ambas as equipes começaram a partida dentro do Z-4, por conta disso, o início foi marcado pela dificuldade na armação de jogadas para os dois lados. O primeiro lance de perigo saiu em uma cobrança de falta, para o lado alviverde do duelo. Aos sete minutos, Dudu cobrou tiro livre e levou perigo à meta defendida por Wilson.
A entrada de Willie, ao lado de Caio no time titular, foi uma tentativa de dar velocidade e ao ataque. No entanto, a primeira chance de perigo do Leão foi com uma jogada aérea. Aos 13 minutos, Marcinho cruzou e achou o baixinho Willie livre na área. o atacante cabeceou e obrigou Vanderlei a espalmar para fora.
MARCAÇÃO FROUXA, GOL DO CORITIBA!
Aos 17 minutos, o marcador foi inaugurado. O meia Dudu recebeu passe perto da área rubro-negra. Sem pressão, ainda teve tempo para “pentear” a bola, antes de acertar forte chute, sem defesa para Wilson.
Os paranaense chegaram perto de ampliar o placar aos 20. Após cuzamento na área, Keirrison dividiu com Euller, que levou a melhor, evitando a finalização do atacante alviverde. Aos 24, foi a vez do Leão chegar à frente, novamente em jogada aérea. Desta vez Caio cruzou, mas não achou ninguém dentro da área adversária.
Em mais uma pane no setor defensivo rubro-negro, o Coritiba voltou a chegar com perigo. Aos 38, o lateral-esquerdo invadiu a área com facilidade, mas finalizou para fora.
SEGUNDO TEMPO
A segunda etapa teve início de forma semelhante ao primeiro tempo: com o Vitória buscando jogadas longas. Logo no primeiro minuto, Euller avançou pela esquerda e cruzou para o meio da área. A bola encontrou Willie, que sem a altura ideal, não foi capaz de levar perigo ao gol de Vanderlei.
CORITIBA DOMINA O JOGO
Aos seis minutos, mais bola na rede, porém desta vez não valeu. Após roubar a bola dos pés de Euller, Zé Rafael chuto, Wilson defendeu. No rebote, Zé Love empurrou para o fundo das redes, mas em posição irregular. Dois minutos depois, o camisa 9 alviverde voltou assustar, mas parou em mais uma defesa do arqueiro rubro-negro.
Com a vantagem no marcador, o Coritiba também era quem dominava as ações ofensivas, obrigando a defesa rubro-negra a trabalhar. Entre os 11 e 12 minutos, mais duas finalizações perigosas do time paranaense. Na primeira, Dener chutou na rede pelo lado de fora. No segundo lance, Zé Rafael chutou colocado. Wilson espalmou para fora.
DE PÊNALTI, CORITIBA AMPLIA O PLACAR
O que parecia questão de tempo, se concretizou aos 17 minutos: o segundo gol do Coritiba na partida. Em jogada entre Kadu e Kairrison, zagueiro rubro-negro derrubou o atacante alviverde dentro da área, lance que resultou em pênalti. Na cobrança, o próprio Keirrison bateu e converteu.
Nem a bola parada resolveu. O centroavante paraguaio Beltrán, que entrou na partida aos oito do segundo tempo, substituindo o meia Marcinho, foi derrubado na entrada da área, aos 25. Na bola, Ayrton. O lateral-direito artilheiro e especialista em bolas paradas cobrou na barreira.
A partir daí, o Coxa, que o domínio do placar, passou a administrar a posse de bola, valorizando o resultado, visando os três pontos – os primeiros do time dentro de casa na competição. O Leão ainda tentou atacar em infiltrações, mas sem sucesso. Aos 39, Euller avançou pela esquerda e cruzou mal. No minuto seguinte, William Henrique tentou chute de longe, mas sem perigo.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 2X0 VITÓRIA
Competição: Campeonato Brasileiro – Série A – 16ª Rodada
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data e Hora: 20 de agosto, às 21h (de Brasília)
Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA), auxiliado por Marcio Gleidson Dias e Lúcio Ipojucan Ribeiro de Matos.
Cartões Amarelos: Hélder, Gil e Zé Rafael (COR); Ayrton (VIT)
Cartões Vermelhos: –
Gols: Dudu (17’ 1T – 1×0), Keirrison (17’ 2T – 2×0)
Coritiba: Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Welinton e Dener; Hélder, Germano, Gil e Dudu; Zé Love e Keirrison. Técnico: Celso Roth.
Vitória: Wilson; Ayrton, Roger Carvalho, Kadu e Euller; Adriano, Cáceres (José Welison), Luis Aguiar e Marcinho (Guillermo Beltrán); Willie e Caio (William Henrique).
Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba