Nesta noite de quinta-feira, o Vitória encarou o Náutico, na estreia da Super Copa Maranhão, torneio amistoso disputado em solo maranhense. Atuando no Estádio Castelão, em São Luís, o Leão foi derrotado pela primeira vez na temporada. O resultado final foi de triunfo pernambucano por 2 a 1.
A derrota foi a primeira do Vitória, em 2015. Com o resultado negativo, o Vitória perde a chance de disputar o título do torneio e terá de se contentar com a disputa pelo terceiro lugar, que acontecerá neste domingo. O Adversário do Leão será o perdedor da partida entre Sampaio Corrêa e Moto Club.
O JOGO
O Vitória iniciou a partida com uma escalação ofensiva, que contava com Escudero, Willie e Vander, no meio-campo, além do jovem Léo Ceará no comando de ataque, substituindo o lesionado Neto Baiano, que ficou em Salvador. No entanto, apesar de contar com quatro jogadores de ataque, foi criou as primeiras chances.
Logo aos dois minutos, João Ananias chutou firme, de fora da área, mas parou em defesa de Gustavo, que não deu rebote. Três minutos depois, foi a vez de Felipe Soutto testar o arqueiro rubro-negro, em cobrança de falta, mas que também foi defendida. O Vitória respondeu com chute de Léo Ceará, em finalização que parou no goleiro Júlio César.
REDES SÃO BALANÇADAS
As redes foram balançadas apenas aos 36 minutos de jogo. Após passe em profundidade, dentro da área, João Paulo chutou cruzado e Gustavo só olhou a bola entrar no gol do Leão.
O empate do Vitória aconteceu ainda no primeiro tempo. Aos 42 minutos, Vander cobrou escanteio. Kadu subiu mais alto do que a zaga alvirrubra e testou firme para o fundo da meta defendida por Júlio César. O gol dava ao Leão a chance de virar o jogo no segundo tempo.
SEGUNDO TEMPO
Já na etapa complementar, Drubscky optou por substituir o seu homem de referência no ataque, Léo Ceará, optando por dar mais velocidade ao ataque, o substituindo pelo veloz Wellington, fazendo com que Willie deixasse o lado direito do ataque e atuasse centralizado, o que acabou por ser improdutivo.
NÁUTICO MARCA E VENCE O JOGO
Aos 17 minutos, o Náutico voltou a balançar as redes, desta vez, em uma jogada aérea, lance que foi um tormento para a defesa rubro-negra, durante toda a temporada passada. Após bola alçada na área, em cobrança de falta, o lateral uruguaio Gastón Filgueiras cabeceou e, desta vez, Gustavo nada pôde fazer.
No final do jogo, o Vitória chegou a esboçar uma pressão em busca do gol de empate, que levaria a partida para a prorrogação. Wellington, nos acréscimos, recebeu passe dentro da área, mas viu seu chute parar na rede pelo lado de fora.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 1×2 Náutico
Competição: Super Copa Maranhão – Semifinal
Local: Estádio Castelão, em São Luís (MA)
Data e Hora: 22 de janeiro de 2015 às: às 18h30(horário local)
Gols: Kadu (Vitória); João Paulo e Gastón Filgueiras (Náutico)
Vitória: Gustavo, Nino, Ednei, Kadu e Mansur; Gabriel Soares (Marcelo), José Welison, Escudero (David), Vander (Mauri), Willie; Léo Ceará (Wellington). Técnico: Ricardo Drubscky.
Foto: Felipe Oliveira / EC Vitória / Divulgação