Recém-chegada (de volta) ao Vitória, a gestão do presidente Paulo Carneiro terá a missão de promover os festejos da marca de 120 anos da instituição, comemorados no dia 13 de maio.
Mas diante da crise financeira que atravessa o Rubro-Negro, não haverá um grande evento comemorativo patrocinado pelo clube. Em vez disso, o Leão conseguiu, através do vice-presidente do Conselho Deliberativo, Cacau Menezes, uma franquia no Yatch Club para a promoção de um jantar de adesão, no dia 14/05, terça-feira – já que na segunda, 13, o Vitória joga contra o Guarani em Campinas-SP.
“Será um encontro muito discreto e serão homenageados dois históricos rubro-negros: o ex-presidente Carlos Palma(in memoriam) e Joca Góes grande dirigente da década de 70”, comentou Ricardo Nery, atualmente respondendo pelo setor de marketing.
Também deverá ser celebrada uma missa na Igreja da Vitória, com data ainda não definida, mas com grande expectativa que seja na manhã do dia 13 de maio. Na oportunidade será homenageada a memória de Benedito Dourado Luz, ex-dirigente que dá nome ao complexo esportivo rubro-negro.
Reservado x Popular
Nos últimos cinco anos o Vitória variou nas comemorações de aniversário. Em 2014, por exemplo, na gestão de Carlos Falcão, o clube promoveu um evento dentro do Barradão, na área de frente para a loja e o museu, reservada aos conselheiros e sócios sorteados. Na oportunidade foi lançado o primeiro uniforme na parceria com a Puma.
Já em 2015, ainda com Falcão à frente do clube (e Ricardo David no comandando marketing), a festa foi alterada para a Chácara Vidigal Guimarães, concentração dos profissionais, com acesso limitado ao pagamento de um valor simbólico.
Em 2016, agora com Raimundo Viana na presidência, o Vitória fez o mais reservado dos últimos eventos de aniversário. A festa, organizada pelo então gestor de mercado, Paulo César Verardi, foi para seletos convidados no espaço Unique, um dos mais respeitáveis de Salvador, e foi também o último lançamento de uniformes da parceria com a Puma.
Em 2017, mudança brusca. Na gestão de Ivã de Almeida, pela primeira vez o clube abriu o portão para os sócios para, entre outras homenagens de aniversário, apresentou o uniforme que marcou o retorno da Topper ao manto rubro-negro, além do novo e destacável mascote do clube, o Leão Raiz. O evento foi animado pelo ídolo do reggae music baiano e torcedor declarado, Edson Gomes.
Por fim, em 2018, o Vitória de Ricardo David não promoveu um evento para o aniversário do clube. À época, o diretor de marketing, Anderson Nunes, apresentou uma série de ações pontuais que marcavam a passagem pelos 119 anos do Leão, culminando no lançamento do uniforme, promovido em um cinema da capital baiana, com acesso somente aos que haviam adquirido a camisa na pré-venda e a exibição da partida contra o Vasco pelo Brasileirão.