Duas vitórias seguidas e fora da zona, o leão sabe que não pode cochilar na luta contra o descenso. E o jogo dessa quinta-feira poderá ser emblemático nessa recuperação.
O primeiro fator é pelo adversário. Trata-se de um confronto direto. Apesar de ter abandonado a zona, o leão só está dois pontos distante do Palmeiras, que é o lanterna hoje. Uma vitória em São Paulo amplia essa distância é traz até um luxo que parecia impensável: o de respirar aliviado por alguns dias.
O segundo fator é justamente o local do jogo. O Vitória nunca venceu nenhum dos quatro grandes times paulistas atuando fora de casa pela Série A. Contra o Palmeiras são 13 jogos, com 8 derrotas e 5 empates. No total, contando os quatro grandes, são 61 jogos, com 45 derrotas e 16 empates
O terceiro fator é conseguir três vitórias consecutivas na Série A. Isso não acontece desde 2009, quando o leão venceu Palmeiras por 3×2 e Internacional por 2×0 no Barradão, além do Botafogo por 3×1 no Engenhão. Em 2010, ano do rebaixamento, o leão não conseguir estabelecer essa sequência. Na temporada 2013, o Vitória não conseguiu vencer três jogos seguidos, apesar do ótimo segundo turno.
Todos esses fatores tornam o jogo de quinta-feira importante, até mesmo decisivo. Mas, pelos tabus que o cercam, pode ser também histórico. Só depende do placar final
Foto: http://espn.uol.com.br