Derrotado pelo Paraná na última rodada por 3×1 em Curitiba, o Vitória não só deixou de colocar um pé na primeira divisão de 2013 como também perdeu a liderança da Série B atual, já que o Criciúma goleou o BOA por 4×0 em Varginha-MG e chegou aos 61 pontos, um a mais que o Rubro-Negro. Como se não fosse o bastante, o triunfo do Goiás sobre o América-MG por 2×1 levou o esmeraldino aos 58 pontos, dois a menos que o agora vice-líder Vitória.
A péssima apresentação diante do Paraná e os resultados ruins da última rodada não foram os únicos problemas do Leão. O bate-boca entre Fernando Bob e Élton após o terceiro gol da equipe paranaense não ficou bem explicado. Não satisfeito com o clima, o zagueiro Rodrigo Costa resolveu na tarde de ontem tumultuar mais um pouquinho o momento rubro-negro. Ao saber que não iria para o jogo contra o ASA o zagueiro disparou para a imprensa: “Quando vocês quiserem saber porque não estou sendo relacionado, me procurem. Tenho muito o que falar.”
Fugindo dos problemas, o técnico Paulo César Carpegiani resolveu não divulgar mais a lista de relacionados para os jogos do Vitória em Salvador. Contudo, ficou claro que o substituto de Gabriel Paulista – que está suspenso – para o jogo desta noite é o jovem Josué, recém-chegado da base, o que provocou a reação do experiente Rodrigo Costa.
E não só de más notícias vive o Leão. Dois jogadores que estavam no Departamento Médico estão aptos e de volta ao time. Tratam-se dos laterais Nino Paraíba e do atacante William. A dúvida de Carpegiani ficou na escolha entre o companheiro de Pedro Ken na armação das jogadas. Willie e Tartá estão na briga pela vaga.
ASA – Décimo segundo colocado na tabela da Série B com 37 pontos, o ASA de Arapiraca está a 10 pontos da zona de rebaixamento e a 16 pontos da de classificação.
Sem desfalques, o técnico Nedo Xavier deve repetir a equipe que venceu o Guaratinguetá na última rodada por 3×1 em casa.
A vitória do alvi-negro alagoano afastará de vez os riscos de queda para a Série C do Brasileirão.
Previsões – Uma vitória leva o rubro-negro a 63 pontos e deixa-o a dois do acesso. Porém, é preciso torcer por um tropeço do Criciúma para voltar a liderança. O time catarinense enfrenta o ABC em Criciúma-SC.
Já uma derrota pode levar o Leão à terceira posição na tabela, já que o Goiás encara o Guarani em Goiânia e se vencer ultrapassa o rubro-negro em número de pontos.