O Vitória já contratou, no total, 14 jogadores para a temporada 2022. Dois laterais-direito, dois laterais-esquerdo, dois volantes, um meia, cinco atacantes e os dois zagueiros Alisson Cassiano (ex-ABC) e Éwerton Páscoa (ex-CRB). Apesar dos demais contratados não sofrerem tanta concorrência – apenas com os atletas da base em muitos casos -, a dupla de zaga parece ser bem disputada já que os titulares Wallace e Mateus Moraes permaneceram na Toca.
Para avaliar quem leva a melhor entre as duas duplas, o Arena Rubro-Negra avaliou a última temporada dos quatro atletas. A começar pelo desempenho da zaga rubro-negra, a terceira menos vazada da Série B 2021, mesmo com o clube caindo para a Série C.
Mateus Moraes
O canhoto Mateus Moraes começou a temporada 2021 deslizando. Partidas boas e algumas falhas marcaram o seu início. Mas, no final da temporada, o jovem de 20 anos já havia se firmado na titularidade a frente dos contratados Thalisson Kelven e Marcelo Alves. Dos 21 jogos que atuou apenas na Série B, é o atleta que menos sofreu gols enquanto esteve em campo, média de 0,76 por jogo (16, no total). Hoje, na minha opinião, é o titular para 2022.
Wallace
Muitos já criticam o desempenho do veterano Wallace, de 34 anos. Tem um salário alto e até pouco tempo estava prestes a sair do clube. Mas, até o momento, Wallace continua no elenco para a temporada 2022 e, mesmo sob olhares ressabiados, ainda tem melhor desempenho que os dois recém-contratados. Wallace é o que mais jogou em 2021 dos quatro. Foram 31 jogos apenas na Série B e, enquanto esteve em campo, o Vitória sofreu 26 gols, média de 0,838 gols por partida. Os números mostram que a zaga de 2021 teve desempenho melhor do que os recém-chegados para o elenco.
Ewerton Páscoa
Outro jogador acima dos 30 anos, Ewerton Páscoa é destro e, no último ano, foi o que menos atuou no campeonato nacional. Foram apenas oito participações na Série B pelo CRB, já que não era o titular da equipe que disputou até a última rodada o acesso à Série A. Dos oito jogos, a sua equipe sofreu sete gols, em uma média de 0,87 gols por jogo.
Alisson Cassiano
Dos quatro atletas, Alisson Cassiano aparece mais abaixo no ranking. O jogador de 27 anos foi titular do ABC de Natal na campanha do acesso do clube, que disputou a Série D em 2021. No campeonato em questão, enquanto esteve em campo, Alisson sofreu um total de 21 gols em 20 jogos, representando 1,05 gols por jogo.
Números
As estatísticas servem para embasar, você, torcedor, a ter a sua opinião em relação aos atletas. Enquanto não atuam pelo Leão, não dá muito para falar se os dois novos jogadores serão ou não reserva da atual zaga. Diversos fatores podem contribuir ou não para o diagnóstico de fracasso ou sucesso de uma contratação. Mas, na minha opinião, o ano deve começar com a permanência de Wallace e Mateus Moraes.
E vocês? Comentem e compartilhem as opiniões com a gente.