Início Jogos Análises Análise de GUA 1 X 1 VIT: Faltou fôlego e alternativas para...

Análise de GUA 1 X 1 VIT: Faltou fôlego e alternativas para vencer

0

E começou a série B 2021! O Vitória foi a Campinas e empatou com o Guarani na noite desta sexta-feira (28) em partida de estreia do campeonato. Em linhas gerais, o Leão começou bem o campeonato, mas alguns itens de atenção precisam ser levados em consideração para os próximos jogos.

Vamos começar pelos pontos positivos. O Vitória fez uma partida equilibrada na maior parte do tempo, com organização e ímpeto para, em muitos momentos, propor o jogo mesmo jogando fora de casa. Individualmente, Marcelo Alves, Soares e Samuel foram os melhores dos seus setores. Soares, inclusive, foi o autor do gol após passe de Samuel aos 8 minutos.

Marcelo Alves assumiu a braçadeira de Wallace, em recondicionamento físico após a COVID-19, e foi o melhor da defesa do Leão, acertando a maioria dos passes e desarmes na hora do ataque do Bugre.

Samuel se movimentou bastante o jogo todo. Chutando de fora da área, saindo para buscar o jogo, se posicionando bem. Só faltou o gol para o centrovante realmente estrear na Série B.

E Soares teve bons momentos no primeiro tempo, com passes e lançamentos precisos e chutes perigosos como o do gol. No segundo tempo, faltou fôlego e acabou sumindo na partida.

Pode melhorar

Em alguns momentos, o setor defensivo do Vitória pareceu desorganizado. Os dois volantes, Gabriel Bispo e João Pedro, subiam demais a marcação e acabavam deixando os armadores do Bugre por trás deles, dificultando assim os desarmes.

É justamente isso que acontece em dois ataques que nasceram dos pés de Andrigo no primeiro tempo. Na primeira, ele chuta para a defesa de Ronaldo. Na segunda vez, ele recebe a bola já a frente tanto de Gabriel Bispo quanto de João Pedro. A troca de passes continua, João Victor não consegue cortar e a bola chega livre para Bidu na esquerda bater cruzado e fazer o gol de empate do Guarani.

Bidu

Nessas horas, é ruim falar que eu avisei. Mas os destaques citados na matéria de análise do adversário, Bidu e Júlio César, foram, respectivamente, o autor e quem deu a assistência para o gol de empate do Bugre. E, mesmo depois do gol, Bidu ainda apareceu livre algumas vezes para receber a bola pelo ataque do Guarani. Falha de Raul Prata e também de Guilherme Santos que, como ponta, deve voltar em alguns momentos para dificultar a triangulação por aquele lado do campo.

Pontas

E por falar em pontas, tanto Guilherme Santos quanto David não fizeram boas partidas de estreia. Não posso dizer que jogaram mal, não foi isso, mas acredito que ambos podem render mais pelos lados do campo. David já vimos que consegue. É trabalhar para melhorar para os próximos jogos.

Demora para substituir

O comandante do Vitória, Rodrigo Chagas, pode acelerar as mudanças na equipe no decorrer dos jogos. Vimos hoje a estreia de Bruno Oliveira já aos 24 do segundo tempo. Depois, Rodrigo mudou aos 32 (Ygor Catatau no lugar de Guilherme Santos) e aos 36 do segundo tempo (Fernando Neto e Samuel Granada para saída de João Pedro e Samuel). Alguns atletas do Vitória já estavam cansados em campo desde os 20 e nada do técnico mudar.

Se liga, Pedrinho!

O lateral-esquerdo, Pedrinho, 18, é uma das joias do Vitória na temporada. Tem um futuro enorme pela frente. Mas hoje, especialmente, além de errar alguns passes perigosos, levantou demais o pé e foi expulso pelo árbitro Rafael Lima. É a sua segunda expulsão no ano. Além de se prejudicar, prejudicou o Leão na partida que passou a ser pressionado a partir dos 44 do segundo tempo.

Contratações

Para fechar, vou continuar trazendo nas análises esse tema. O Leão precisa qualificar sua equipe para a série B. É um campeonato longo em que só vence quem tiver bom elenco. Um zagueiro é fundamental para a posição, mesmo com o retorno de Wallace em breve. Para somar, traria mais um meia de ligação e mais um ponta para qualificar o elenco. Com a chegada de Ronan e Dinei para o ataque, é esperar para que o Leão consiga rugir mais alto nessa série B. É esperar e torcer


Deixe sua opinião