O treinamento coletivo realizado na tarde desta segunda-feira (15), pegou a todos de surpresa. Chamou a atenção também a intensidade desse trabalho, com os atletas trabalhando com muita seriedade. Para o lateral Diego Renan, a atividade serviu para entrosar mais o elenco.
“Por ser a reapresentação também, pra gente ganhar um pouco de volume de treinamento e ele acabou optando por um coletivo. Nesse momento é bom também pra gente ir se conhecendo ainda mais. Início de semana e a gente tem jogo só no domingo (21). Amanhã a gente treina dois períodos também. Acho que pra começar a semana é muito válido”, avaliou.
Até agora o Vitória fez apenas dois jogos oficiais esse ano, válidos pelo Campeonato Baiano. Ter tempo para treinar e se aperfeiçoar é o que todo jogador deseja. Perguntado se o grupo se sente incomodado com o fato de estar fora da Copa do Nordeste, Diego Renan explicou que o foco no trabalho é fundamental para superar essa chateação.
“A gente está sempre querendo jogar todas as competições. Infelizmente esse ano a equipe está fora da Copa do Nordeste. Acho que nós temos que focar no trabalho do dia a dia. Independente das competições que a gente vá disputar, tem que estar focado sempre no trabalho, no treinamento e nos jogos porque a gente vive disso. O torcedor fica chateado porque é uma competição importante na região. Mas nós temos que fazer o nosso melhor”, disse.
Titular no meio de campo durante o coletivo, Leandro Domingues vai atuar na mesma faixa de campo de Diego Renan. O lateral destacou a qualidade que Domingues vai agregar ao grupo.
“É um jogador de muita qualidade. Eu lembro que em 2008 quando ele estava no Cruzeiro eu estava subindo para o profissional. No treinamento já conhecia ele, trabalhei um pouco com ele e sei do potencial. Lógico que, ele estando dentro da equipe, todos vão tentar fazer o melhor para entrosar o mais rápido possível. Dessa maneira, a equipe tem muito a ganhar com jogadores de qualidade”, finalizou.
Nome completo Josué Anunciado de Oliveira
Data de nasc. 19 de julho de 1979 (36 anos)
Local de nasc. Vitória de Santo Antão (PE)
Altura 1,69 m
Pé Destro
Informações profissionais
Clube atual: Sem clube Posição:Volante
Carreira
Revelado pelo Clube Atlético do Porto, de Caruaru, Josué tornou-se um dos grandes destaques do Goiás EC (de Goiânia), onde jogou de 1997 a 2004, conseguindo uma convocação para a Seleção Brasileira pré-olímpica, por causa de sua ótima marcação e bom passe.
São Paulo
Em 2005 é contratado pelo São Paulo FC a pedido de Émerson Leão, onde integra a equipe que ganha os títulos estadual, Libertadores e Mundial de Clubes no ano de 2005.Em 2006 ganhou o Brasileirão sendo esse o Tetra Campeonato brasileiro do São Paulo Futebol Clube.
Wolfsburg
Em 2007, ele continua com excelentes atuações pelo São Paulo, e acaba sendo convocado para a Seleção pelo técnico Dunga, para disputar a Copa América. Embora tenha começado como reserva de Mineiro e Gilberto Silva, o técnico do Brasil optou por um esquema de três volantes, e Josué acabou ficando com a vaga de titular até o fim da Copa, aonde o Brasil se sagrou campeão. Josué ainda marcou um gol na goleada contra o Chile pelas quartas-de-final.
Josué, quando jogava pelo Wolfsburg, onde foi capitão e conquistou o único campeonato alemão do time.
Em agosto foi contratado pelo Wolfsburg, da Alemanha, time do qual foi capitão e ídolo. Seu clube conquistou o Campeonato Alemão em 2009, fato histórico pois nunca havia conquistado tal título.
Atlético Mineiro
Josué negociava seu retorno ao Brasil desde o começo do ano de 2013. O principal interessado na contratação do jogador era o Atlético Mineiro, clube treinado por Cuca, que havia sido seu técnico durante sua passagem pelo Goiás. A principio o Atlético havia rejeitado pagar o valor que o Wolfsburg exigia pela liberação do atleta. Porém, no dia 20 de março, o Wolfsburg anunciou em seu site oficial a negociação de Josué com o Atlético Mineiro. Em sua volta ao Brasil, o jogador assinou um contrato de dois anos com o Galo.
Marcou seu primeiro gol pelo Atlético logo em sua estreia no dia 31 de março, na vitória por 4 a 1 sobre o Tupi pelo Campeonato Mineiro.
No dia 09 de maio de 2015, Josué completou 100 jogos pelo Galo, no empate por 2 a 2 contra o Palmeiras, em São Paulo.
No dia 6 de dezembro de 2015 o Atlético Mineiro anuncia que não irá renovar seu contrato que termina no final do ano.
Seleção Brasileira
Em 11 de maio de 2010, foi convocado para integrar a seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo deste mesmo ano.Jogou sua primeira partida em Copas do Mundo, no dia 25 de junho de 2010, durante o mundial da África do Sul. Josué, que estava na reserva, entrou aos 44 minutos do primeiro tempo, no lugar de Felipe Melo, no jogo Portugal 0x0 Brasil, ainda na fase de grupos (1ª Fase) da Copa. Apesar do bom desempenho, este foi seu primeiro e único jogo naquele Mundial, pois Josué voltou para a reserva na vitória do Brasil sobre o Chile (3×0, nas oitavas-de-final), e na derrota e eliminação da Seleção para Holanda (2×1, quartas-de-final).