O Estádio Manoel Barradas será palco de mais um clássico entre Vitória e Bahia neste domingo, às 16h, válido pela 6ª rodada do Campeonato Baiano. O primeiro encontro entre os rivais em 2018 terá como principal novidade o retorno da torcida visitante, proibida pelo Ministério Público desde o ano passado.
No entanto, a liberação não garante a presença dos rivais. Alguns torcedores da equipe tricolor questionam a segurança atestada pelos órgãos competentes para frequentar o Barradão. Entende-se, o estádio é a única praça esportiva particular do Estado e isso gera incômodo para quem não possui uma casa para chamar de sua.
O estádio que é um dos poucos que manteve a verdadeira tradição do futebol brasileiro, sobrevivendo ao processo de “arenização”, ganhou nesta semana uma nova avenida de acesso, batizada de Av. Mário Sérgio, em homenagem ao ídolo rubro-negro falecido no trágico acidente aéreo da Chapecoense.
Outro ponto é ainda mais significativo: há 7 anos o Vitória está invicto em clássicos dentro do Barradão. A última derrota data-se em 2011, por 3 x 2, em uma semifinal do estadual, que acabou sendo revertida pelo Leão fora de casa.
Para manter o tabu o técnico Vágner Mancini aposta na concentração dos jogadores no duelo. Ainda sem poder contar com os laterais Lucas e Cedric, ambos machucados, o treinador deve apostar no volante José Welison para improvisar a função pela direita, assim como fez na partida da última quarta-feira, quando o Leão eliminou a Corumbaense da Copa do Brasil.
Mancini convocou 22 atletas para o jogo, incluindo todos os novos contratados, mas a equipe que deve iniciar a partida será formada por Fernando Miguel; José Welison, Kanu, Bruno Bispo e Bryan; Uilian Correia, Fillipe Soutto, Yago e Rhayner; Neílton e André Lima.
Do lado oposto o técnico Guto Ferreira terá força máxima para o clássico. A equipe não teve compromissos durante a semana e dedicou toda os dias para a preparação, mas não divulgou o time titular. A aposta é que ele seja escalado com Douglas; Nino, Tiago, Lucas Fonseca e Mena; Gregore, Vinícius, Régis e Zé Rafael; Edgard Junio e Kayke.
O Vitória ocupa a 2ª posição do Baianão, com 10 pontos, e tem uma partida a menos que o líder da competição, a Juazeirense, que tem 13. Já o Bahia se encontra na 5ª posição, acumulando 8 pontos.
Vitória x Bahia
Campeonato Baiano – 6ª Rodada
Data: 18 de fevereiro de 2018, às 16h
Local: Estádio Manoel Barradas, em Salvador-BA
Arbitragem de Jaílson Macedo Freiras, assistido por Elicarlos Franco de Oliveira e Jucimar dos Santos Dias.
Vitória: Fernando Miguel; José Welison, Kanu, Bruno Bispo e Bryan; Uilian Correia, Felipe Soutto, Yago e Rhayner; Neílton e André Lima. Técnico: Vágner Mancini.
Bahia: Douglas; Nino, Tiago, Lucas Fonseca e Mena; Gregore, Vinícius, Régis e Zé Rafael; Edgard Junio e Kayke Técnico: Guto Ferreira.