Na luta para fugir da zona de rebaixamento, o Vitória precisa melhorar a classificação da Série B. Há dois jogos sem perder na competição, a equipe vem de empate contra o Náutico, o 11° no campeonato. Além de ser o time que mais empatou no certame, o rubro-negro baiano ainda não venceu fora de casa na segundona nacional.
Dos 10 jogos realizados longe de Salvador, o rubro-negro baiano não venceu nenhuma partida e acumula seis empates e outras quatro derrotas. O aproveitamento é de apenas 20%, o pior nos últimos três anos em que disputa a segundona nacional. No ranking dos visitantes da Série B, o Vitória aparece na 17ª colocação, a frente apenas do Confiança, Brasil de Pelotas e Ponte Preta. Os dados são do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A última vitória do Leão da Barra fora de seus domínios foi há exatos dois meses: 3 a 1 diante do Internacional, no Beira Rio, em Porto Alegre, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. A partida marcava a estreia de Ramon Menezes no comando técnico da equipe.
Os comandados do técnico Wagner Lopes tem mais uma oportunidade de quebrar essa escrita. O time vermelho e preto encara o Operário, no próximo sábado (4), às 11h, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa-PR, em confronto válido pela 22ª rodada. O Leão da Barra ocupa o 18º lugar com 20 pontos ganhos, dois a menos do que o Vila Nova, primeiro time fora do Z-4.