Até agora, o Esporte Clube Vitória contratou 13 atletas para o elenco da temporada 2022, quando o Leão vai disputar o Campeonato Baiano, a Copa do Brasil e o Brasileirão da Série C. Atendendo ao perfil de jogadores mais experientes e com rodagens pela terceira divisão do Brasileiro, a diretoria do Vitória subiu a média de idade da equipe, na tentativa de aliar os jovens da base a atletas mais experientes.
No início de 2021, era exatamente isso que boa parte da torcida e imprensa pedia. Jogadores mais experientes, com rodagem e qualidade para fortalecer o grupo. Mas a então diretoria preferiu fazer apostas como Wesley Pionteck, Guilherme Santos e Samuel Granada, só para citar alguns que não renderam o esperado.
Para 2022, a princípio, existe uma estratégia sendo cumprida e a média dos “novatos” é de 28,9 anos. Puxando a fila dos coroas, Jadson possui 38 anos e é o nome mais famoso entre os contratados. Com passagens pela Seleção Brasileira e bicampeão brasileiro pelo Corinthians, o meia passou o último ano entre o Athletico-PR e o Avaí, na Série B. A expectativa é que venha para ser o camisa 10 da temporada, mas os cuidados com as lesões devem ser bem priorizados para que não seja mais um medalhão a entrar e sair sem mostrar o futebol pelo clube.
Além de Jadson, o Vitória trouxe outros jogadores que disputaram a Série B em 2021, como o zagueiro Ewerton Páscoa (32), ex-CRB, o lateral-direito Iury (29), ex-Avaí e os atacantes Erik, ex-CRB (28), Roberto (36), ex-Londrina, e Luidy (25), ex-Confiança.
Mas, dos 13 jogadores, seis deles passaram o último ano atuando mesmo pela Série C. A começar pelo próprio Roberto, que saiu do Londrina e foi para o Figueirense. Os laterais Vicente(26), Salomão(24) e Alemão(31) disputaram o campeonato pelo Jacuipense, Oeste e Criciúma, respectivamente. Os atacantes Guilherme Queiroz (31) e Jefferson Renan (28) completam a lista por participarem pelas equipes do Novorizontino (SP) e Tombense (MG).
Do total, ainda foram contratados o zagueiro Alisson Cassiano que conquistou o acesso para a Série C pelo ABC (RN) e o jovem volante Pablo, que fez parte do elenco do Fortaleza. São nomes, por vezes desconhecidos para quem está acostumado com série A e B, mas, dentro do planejamento proposto, estão de acordo com as pretensões do clube. É esperar e torcer!