Início Notícias Gerente de futebol comenta sobre especulações

Gerente de futebol comenta sobre especulações

8

A equipe de reportagem do Arena Rubro-Negra esteve na Toca do Leão para acompanhar a preparação do Leão da Barra para a estreia na Copa do Nordeste e aproveitou para bater  um papo com Flávio Tanajura, gerente de futebol do Esporte Clube Vitória.  O dirigente falou sobre os nomes ventilados pela imprensa e também de como são feitas as pesquisas para contratações de atletas.

Em meio a muitas especulações de início de temporada, mais um nome surgiu nos bastidores da Toca: O experiente argentino Pablo Aimar, de 33 anos, com passagens pela seleção argentina, que atualmente está  Johor FC, da Malasia.  Flávio Tanajura não confirma o interesse, contudo, informa que o nome do atleta consta no banco de dados do clube.

“A gente cria um banco de dados e muitas vezes com atletas que tem contato e outros que não temos contato. Mas pela qualidade, histórico e função que exercem a gente sempre procurar criar um perfil de atletas que possam vir para o Vitória. O Aimar é um atleta de grande qualidade e foi um dos colocamos no nosso banco de dados, mas, não tem nada certo.”, esclareceu.

Sobre esse banco de dados, o gerente explicou que o clube adquiriu um modelo de software para a análise de desempenho de jogadores espalhados mundo afora. Segundo o dirigente, essa ferramenta também é usada pelos maiores clubes do mundo.

“Desde o ano passado tivemos uma ideia juntamente com o ex-presidente Alexi Portela, o atual Carlos Falcão, além de Raimundo Queiroz e Epifanio Carneiro,  e adquirimos dois softwares pra acompanhar atletas de fora e do Brasil para nível de desempenho e estatística. Estamos aos poucos começando a nos estruturar como muitos clubes no mundo estão criando um centro de analises de desempenho para que isso possa subsidiar a diretoria e a comissão técnica para obter todas as informações possíveis”, esclareceu.

Flávio reconhece que o elenco rubro-negro mesmo com a base mantida, tem suas carências que precisam ser sanadas. Destaque do ano passado, o atacante Dinei está machucado e só volta a atuar em fevereiro. Pedro Oldoni ganhou a confiança de Ney Franco e será o titular no comando de ataque. O dirigente prega cautela nas contratações:

“Temos alguns atletas nas divisões de base não só atacantes como outras posições como zagueiros, e precisamos ter cuidado e critério pra não inchar o grupo e aproveitar ao máximo. Ney Franco tem a característica de buscar a base e aos poucos estamos reforçando. Não fomos ao desespero de contratar logo e estamos tendo bastante critério e aos poucos estamos preenchendo as lacunas. O torcedor é inteligente e sabe das nossas carências como zagueiro, um meia e um atacante de área, mas estamos atentos. Tudo também depende do mercado”, informou.

IMG-20140115-WA0049

 

Questionado sobre a situação do zagueiro Jonathan Ferrari, Tanajura esclarece que o atleta vai à Argentina para a resolução da documentação para atuar.

“Ainda não sei, mas, pelo que eu soube recentemente o atleta veio pra cá e precisa adiantar essa questão de regularização. Em pouco tempo ele retorna para a Argentina para resolver a situação, assinar o contrato e jogar em definitivo”.

IMG-20140115-WA0050

Tranquilo, Flávio Tanajura pede calma ao torcedor e reitera que a diretoria está se esforçando para a montagem de um bom elenco para o ano de 2014:

“Futebol não é com pressa e desespero. O Vitória tem uma filosofia e manteve a base de uma equipe e uma comissão técnica vencedora e que demonstrou que tem qualidade e potencial para chegar a uma Taça Libertadores. Temos que ter cuidado e critério para não se igualar a outras equipes que fizeram uma reformulação total e isso é muito perigoso. A torcida pode ficar tranqüilo porque estamos montando a equipe do jeito que a gente deseja e que o torcedor também”, finalizou.

O Leão da Barra estreia na Copa do Nordeste contra o América-RN, neste domingo (19), no Barradão, ás 18h30, horário de Salvador. O jogo também marca a despedida do torcedor ao santuário rubro-negro, pois o estádio será entregue a FIFA, já que servirá de centro de treinamento para as seleções que vão desembarcar em Salvador para a Copa de 2014. Como herança do mundial, e em sinal de reciprocidade ao Esporte Clube Vitória por disponibilizar o Barradão como Campo Oficial de Treinamento durante a competição, vale ressaltar que o estádio será contemplado com uma nova drenagem no gramado, máquina especial de corte de grama, climatização dos vestiários, um aparelho desfibrilador, traves móveis dentre outros equipamentos.

Imagens: Flávio Tanajura / acervo pessoal e Arena Rubro-Negra


Deixe sua opinião