O clima na Toca do Leão anda bastante bipolar. Ao mesmo tempo em que o Vitória tropeça em algumas partidas e cria uma tensão na caminhada rumo à Série A do Brasileirão, vence outra e instala uma euforia incontrolável pela chegada do acesso e do título. São as consequências do bolo que se formou entre os cinco primeiros colocados da Série B de 2012.
Até ontem a diferença do Goiás, que é o líder da competição, para o São Caetano, o 5º, era de 7 pontos. Dois pontos separavam o São Caetano do Atético-PR (4º), a mesma diferença entre Atlético-PR e Criciúma (3º). Do Criciúma para o Vitória (2º) a diferença é apenas de um pontinho. E novamente os dois pontos separam o Vitória do líder Goiás. Ou seja, estão os cinco embolados na briga por quatro vagas e um título.
Depois dos triunfos de ontem do São Caetano – sobre o Boa Esporte em casa por 4×2 – e Atlético-PR – diante do ASA em Arapiraca por 2×3 – essa conta ficou ainda mais embolada. Agora o Furacão assumiu a segunda colocação com os mesmos 69 pontos do Vitória e o São Caetano diminuiu para 1 pontinho a diferença para o agora quarto colocado Criciúma.
A Vitória do time do acb paulista acabou com o sonhos rubro-negros e esmeraldinos de garantir ainda nessa rodada a vaga na primeira divisão em 2013. Agora as duas equipes precisam vencer seus jogos para se manterem em vantagem. Os dois times jogam neste sábado, às 15h20 (horário de Salvador); o Goiás recebe o Barueri no Serra Dourada, enquanto o Vitória encara o Guaratinguetá em território paulista. Correndo por fora o Criciúma vai até o Rio Grande do Norte enfrentar o América-RN.
Vitória – Já em São Paulo o técnico PC Gusmão anunciou as mudanças do time baiano para o confronto contra o Guaratinguetá. Gabriel Paulista retorna ao time, retomando a vaga ocupada por Rodrigo Mancha na última partida. No ataque, Marquinhos será o substituto de Willie e dará apoio aos artilheiros Élton e William.
Guaratinguetá – Lutando contra o rebaixamento, o time do interior paulista baixou o preço dos ingressos para R$5,00 visando atrair a torcida a incentivar a equipe diante do Vitória.
O técnico Carlos Otávio não tem desfalques para a partida e deve começar o jogo com o mesmo time que do último jogo, quando o Guará perdeu para o Joinville por 2×1.
O Guaratinguetá é o 17º colocado com 34 pontos, a quatro do primeiro time fora da zona da degola. Sua principal arma é o atacante Alemão.