De agora em diante, a CBF apóia o campeonato regional. E este apoio garante que a competição ocorrerá entre os meses de janeiro e abril. No entanto, a edição atual, ainda gerida sem o apoio da CBF, acontecerá entre os meses de junho à dezembro. Sendo que iniciará no dia 5 de junho.
O presidente da entidade regional, Eduardo Rocha, comentou sobre o acordo com a entidade máxima do futebol nacional:
– Fiquei animado já que a CBF deve bancar ano que vem, mas este ano é a Liga que organiza. Quero começar a competição em junho, em um primeiro momento só com os times da C e D para que possam se preparar para o Brasileiro. Na segunda fase entram os times das Séries A e B, podendo ter clássicos regionais motivando o futebol – disse.
Na edição de 2011, a fórmula do torneio foi modificada, logo: na primeira fase da competição, apenas os times nordestinos que disputam as séries C e D do nacional jogarão, esses 10 times (América/RN, Fluminense de Feira/BA, Sergipe/SE etc) serão divididos em 2 grupos. Os 5 melhores classificados passam para a fase seguinte. Na segunda fase, será a vez dos que participam das séries A e B, a exemplo do Vitória, Bahia, Ceará, Sport, Náutico etc, enfrentarem os 5 classificados da fase anterior. A segunda fase terá um grupo único, onde ocorrerão 9 partidas sem voltas. Posteriormente, os 4 melhores classificam-se às semifinais, depois os 2 melhores fazem a partida do título.
Inclusive, já foram divulgados os grupos da primeira fase do torneio. Confira:
Grupo A
América (RN)
Botafogo (PB)
Fortaleza (CE)
Santa Cruz (PE)
Treze (PB)
Grupo B
Confiança (SE)
CRB (AL)
CSA (AL)
Fluminense de Feira (BA)
Sergipe (SE)
A tabela da competição (primeira fase) será divulgada posteriormente pela Liga do Nordeste.
Gostaria de retificar o meu nome para Jaime Short. Agradecido, vamos partir para conquistar mais um título do Nordeste a fim de mantermos a hegemonia da Bahia e do Nordeste.
Exato. O Vitória, neste ano, tem o dever de manter duas hegemonias. A primeira é a estadual, e em seguida vem a regional. Manter a tradição e a hegemonia é crucial.
Será que agora vai? Parece ser mais enxugado e mais organizado que o do ano passado. Eu quero o Bi-Penta! kkkkkkk
Na minha opinião, ainda acho que essa edição de 2011 será tão pífia quanto a anterior. Creio que a partir de 2012, que será quando terá o apoio da CBF, que o torneio ficará mais competitivo e mais animado. No entanto, não deixa de ser mais um título, este que pode assegurar a hegemonia nordestina do Leão baiano.
esse campeaonato vai da vaga em algum outro campeaonato?
Até a edição atual, não. Entretanto, um dos interesses da Liga do Nordeste é que com esse acordo com a CBF, seja possível que uma vaga brasileira na Sulamericana seja cedida para o campeão do Nordeste. Mas espera-se uma posição definitiva de Ricardo Teixeira acerca deste tópico.
Eu acredito que esse campeonato do nordeste ainda vai ser um dos melhores torneios do nosso país! e recorde de publico!! pra frente NORDESTE!!