Em uma época atípica, a temporada 2020 acabou em janeiro de 2021, com o Vitória conseguindo a permanência na Série B na penúltima rodada. Sendo assim, chegou a hora de reformular o elenco para a próxima temporada que já inicia neste mês de fevereiro. Alguns jogadores já saíram como Léo Ceará, outros estão em processo como Jordy Caicedo e outros com contratos encerrados. Por isso o rubro-negro já anda buscando alguns nomes.
Leia mais: Quem tem contrato, quem vai embora: saiba a situação do elenco do Vitória
O Vitória tenta solucionar o caso da suspensão de contratação de atletas por conta de uma dívida com o o Cianorte-PR. Algo que está próximo de acontecer e, por isso, já busca alguns nomes no mercado para reforçar o elenco e regularizar assim que tudo estiver resolvido. Porém não está sendo simples essa busca. Alguns dos muitos nomes na mesa recusaram ou os clubes não aceitaram propostas realizadas. Um desses casos dos clubes não aceitarem é do volante João Pedro da Portuguesa Santista.
Segundo o site Santa Portal, o Vitória propôs um empréstimo com valor fixado de compra ao final e uma porcentagem de venda futura ao clube da baixada santista. O negócio foi aceito em um primeiro momento, mas depois voltou atrás e cancelou a negociação. O motivo não chegou a ser revelado e a diretoria rubro-verde disse que o atleta ficaria para a disputa do Campeonato Paulista Série A-2.
O empresário do atleta, ex-jogador Ricardinho (inclusive com passagem pelo Vitória), comentou o caso:
Em entrevista ao Santa Portal, o próprio jogador revelou ter ficado frustrado pela negociação não ter sido concretizada. Afirmou que a proposta do Vitória era boa para a Portuguesa Santista quanto pra ele próprio, revelando que “seria uma grande oportunidade para minha carreira deslanchar e a Portuguesa ter retorno em um médio prazo”. João Pedro ganhou destaque quando disputou a Copa Paulista 2020, com boas apresentações pela Briosa.
João Pedro Mendes Santos tem 21 anos e é natural de São Paulo-SP. Passou pela base do Bragantino e Água Santa, até chegar na equipe do Santo André em 2017 para a equipe Sub-20. Disputou a Copa São Paulo de Juniores em 2019 e o Paulista Sub-20, subiu pra equipe profissional logo após. Em 2020 assinou com a Portuguesa Santista, disputou nove jogos e marcou um gol.