Início Outros Entenda os procedimentos para a regularização de Wallace e Tréllez

Entenda os procedimentos para a regularização de Wallace e Tréllez

2

Muitos torcedores vem se perguntando: por que Wallace e Santiago Tréllez, novos contratados, ainda não tiveram seus nomes divulgados no BID (Boletim Informativo Diário)? Abaixo, uma breve explicação do que está acontecendo.

O zagueiro Wallace estava atuando pelo Gaziantepspor, da Turquia, retornando no início do segundo semestre ao Grêmio, clube que detém seus direitos econômicos. Em negociação com o Vitória, o zagueiro veio por empréstimo, mas por ser considerada uma transação internacional, a burocracia com documentos da FIFA é maior.

O mesmo pode se aplicar à chegada do atacante Santiago Tréllez. O jogador veio do colombiano Deportivo Pasto, por empréstimo e também aguarda a liberação para ser oficialmente apresentado e ficar disponível para atuar, assim como Wallace.

A reportagem do Arena Rubro-Negra entrou em contato com o supervisor de futebol do clube, Mário Silva, que esclareceu o motivo: “Estamos aguardando os procedimentos da FIFA TMS, não depende agora de nós. Estão dentro dos prazos.”.

COMO É O PROCEDIMENTO:

Para qualquer tipo de negociação entre federações internacionais, com qualquer tipo de atleta (profissional ou amador), há um documento que regula essas intermediações: Regulamento Relativo ao Estatuto de Transferências de Jogadores da FIFA.

O Vitória, após acertar com Wallace e Tréllez, enviou cópias dos contratos e documentos dos jogadores para a CBF realizar o pedido do CIT (Certificado Internacional de Transferência) às federações colombiana e turca, atrás do Sistema de Registro da CBF. As federações deverão confirmar as negociações com os clubes que estão cedendo o atleta para emitir o CIT, como rege o Art. 2, Anexo 3 do Estatuto de Transferências da FIFA.

Assim, o Sistema de Registro passa o pedido para a TMS (Transfer Matching System) que passa a monitorar toda a parte de documentação necessária para que a transferência esteja regularizada. Tais como o contrato (tempo de período e tipo de contrato se transferência definitiva ou empréstimo), CIT (onde confirmará o término do contrato com o clube anterior e se não há nenhuma pendência) e um passaporte do atleta que conterá alguns dados como números de partidas e se não há nenhuma irregularidade disciplinar perante à FIFA.

Portanto, não depende mais do Vitória.O prazo para que tudo se concretize é até o último dia da janela de transferência do Brasil, ou seja, até 31 de julho. Resta aguardar o recebimento pela CBF das documentações regularizadas e assim, os nomes serem finalmente divulgados no BID.


Deixe sua opinião

4 COMMENTS