O Universo/Vitória estreou no NBB 10 com derrota. A partida foi na noite desta quinta-feira (9), contra a equipe da Liga Sorocabana no ginásio Gualberto Moreira. Em um jogo inicialmente truncado, mas depois aberto para as equipes, o rubro-negro perdeu por 80 x 75.
A partida contou com a volta do ala André Góes ao time, após longo tempo fora por conta de uma cirurgia. Mesmo entrando ao decorrer do jogo, não foi capaz de ajudar na primeira vitória rubro-negra. O técnico Régis Marrelli comentou sobre o jogo:
“Fizemos um jogo razoável. Começamos errando muita bola fácil de ataque. Depois nos recuperamos, mas no último quarto não foi legal. A gente precisa melhorar bastante defensivamente, é preciso produzir mais na defesa, principalmente na hora de fechar o jogo fora de casa.”.
O JOGO
Em um primeiro quarto bastante faltoso, com 17 faltas, o jogo ficou muito truncado e isso tornou o jogo bastante devagar, mas com muitos pontos. E quem aproveitou foi a Liga Sorocabana, principalmente com o ala-armador Crescenzi, responsável por 11 dos 24 pontos da equipe no período. O Universo/Vitória só conseguiu 18 pontos.
O segundo quarto já mostrou uma possível reação do Universo/Vitória, com Okorie, Edu Mariano e Góes (100% de acertos no período) em quadra, a equipe rubro-negra mostrou que não seria fácil ser batida. A Liga Sorocabana tentou controlar com o ala norte-americano Cook e o ala-pivô Drudi e o primeiro tempo terminou 45 x 40 para os paulistas.
O terceiro quarto foi a virada épica rubro-negra. Comandados por Nick Okorie, o Universo/Vitória tomou conta do jogo e abriu cinco pontos de vantagem para a Liga Sorocabana. O armador Kenny Dawkins também se destacou com 100% de acerto no período (cinco pontos) e a equipe baiana foi para o último quarto vencendo por 53 x 58.
O último quarto foi bastante equilibrado, com o Universo/Vitória tentando segurar o ímpeto paulista. O rubro-negro acabou cedendo ao empate e, quando estava 69 x 69, faltando pouco mais de dois minutos para terminar o jogo, a Liga Sorocabana acabou passando no placar e manteve o jogo controlado até o final, vencendo por 80 x 75.
DESTAQUES
O ala-armador Nick Okorie foi o destaque do Universo/Vitória, anotando 21 pontos, pegando dois rebotes e dando quatro assistências. O armador Kenny Dawkins anotou 11 pontos, quatro rebotes e seis assistências. O ala Arthur Belchor foi o principal destaque no quesito rebotes durante toda a partida, com oito no total.
Do lado da Liga Sorocabana, o ala Cook fez um duelo particular com o ala-armador Crescenzi, responsáveis por mais da metade dos pontos da equipe. O primeiro fez 23 pontos e o segundo fez 22. O armador norte-americano Brite se destacou nas assistências, com nove em toda a partida.
PRÓXIMO DESAFIO
Agora, o Universo/Vitória sai de Sorocaba e desembarca em Mogi das Cruzes, interior paulista, onde enfrentará a equipe da casa, o Mogi/Helbor, no ginásio Professor Hugo Ramos, neste sábado (11) a partir das 13h (horário de Salvador), com transmissão ao vivo pela Tv Band.