Para quem não viu o jogo, já jogou a toalha, não acreditava mais, o domingo foi um dia de surpresa ao perceber um placar de 3 a 0 a favor do Vitória contra o Confiança na Série C. E, bem verdade, poderia ser contra qualquer time que um placar como esse só seria apostado pelos mais otimistas.
Mas foi o que aconteceu, e já estava na hora de uma vitória mais contundente dar um fio de esperança ao torcedor rubro-negro. Foi um 3 a 0 com cara de 3 a 0. O Vitória foi superior no primeiro tempo e fez o placar com gols dos jogadores de ataque Gabriel Santiago e Rafinha (2x).
Antes de comentar o desempenho ofensivo, vale ressaltar a mudança quase do time inteiro na escalação do treinador Fabiano Soares. Alemão, Marco Antônio, Alan Santos, Guilherme Lazaroni, Eduardo, Léo Gomes, Gabriel Santiago, Rafinha e Roberto foram priorizados entre os 11 titulares e deram conta do recado junto à Lucas Arcanjo e Dionísio. A torcida agradeceu, em especial, às ausências de Mateus Moraes, Luidy e Guilherme Queiroz, que não vinham bem no time.
Apesar da mudança da água para o vinho na escalação, o time pareceu se entender bem em campo, em particular o setor de criação. Sem aquele volante mais marcador, como acontecia com João Pedro, Léo Gomes, Eduardo e Dionísio puderam distribuir melhor as jogadas de ataque. Nesse sentido, as viradas de bola de um lado para o outro foram fundamentais para que os laterais tivessem mais liberdade. Prova disso é a participação de Sanchez e Alemão nos cruzamentos para os gols de Gabriel e Rafinha.
Outro ponto positivo foi a participação de Gabriel Santiago. Jogando mais aberto do que de costume, jogou com muita vontade e apareceu bem em vários lances de ataque. Dentro do que temos, os jovens da base Eduardo e Gabriel Santiago me parecem ser opções melhores do que muitos contratados.
Por último, vale ressaltar a presença do veterano Roberto, que foi valente durante todo o jogo. Foi dele a arrancada que gerou o cruzamento e o segundo gol de Rafinha.
Quem está lendo, pode pensar: Ah! Agora melhorou porque ganhou uma? Não, torcedor, o Vitória ainda está muito atrás na tabela e precisa avançar muito ainda para ganhar os próximos jogos. É bom dizer que o Confiança também não rendeu grandes perigos para a meta de Lucas Arcanjo e, defensivamente, também facilitou para o ataque do Leão.
Além disso, existe um pilar importante que até agora o Vitória não tem que é o entrosamento dos jogadores. Com tantas mudanças, ainda se vê passes errados, jogadas mal ensaiadas e muitas decisões erradas. Mas, pode ser que o Leão tenha achado um caminho com esse time. É continuar treinando e repetir a equipe na próxima partida! A vitória é necessária se o clube ainda quiser sonhar com o G-8! É esperar e torcer!