Um dos principais atletas do Vitória em 2017, o atacante David está de saída do rubro-negro. Em contato com o Arena Rubro–Negra, o empresário André Cury, um dos responsáveis pela carreira do jogador, detalhou a negociação com o Cruzeiro, próximo destino da revelação do Leão da Barra.
O Vitória acertou a venda do jogador para a equipe celeste por R$ 10 milhões, garantindo 70% dos direitos econômicos da joia da base do Leão ao time mineiro. Com a negociação, o Vitória ficará com 23% do atleta. Os 7% restantes do jogador serão vinculados a um grupo de investidores.
O Vitória acertou ainda o empréstimo de dois jogadores da Raposa, que ainda não tiveram os nomes revelados. Para concretizar a negociação, o Cruzeiro quitou uma dívida que tinha referente à negociação do meia Gabriel Xavier. Segundo o site Superesportes, de Minas Gerais, após o jogador deixar o elenco rubro-negro rumo ao Nagoya Grampus, do Japão, no começo de 2017, o Vitória ganhou o direito de uma chamada “taxa de vitrine” pela quebra de contrato do atleta. Também ficou acertado que o clube baiano terá uma porcentagem numa venda futura do jovem atacante de 20%.
Oriundo das divisões de base do rubro-negro baiano, David tem 22 anos e surgiu no time profissional em 2015, acumulando uma série de críticas por conta do seu desempenho. Neste ano, o atacante desequilibrou e a torcida passou a vê-lo como um jogador com grande potencial. Ele atuou em 63 jogos pelo Leão da Barra em 2017, acumulando 12 assistências e 11 gols, sendo seis na Série A do Brasileirão. Na competição, o camisa 27 liderou o índice de finalizações pelo rubro-negro, chutando ao gol 57 vezes no torneio. David também foi o líder ao lado de Neilton em passes para gol, com seis assistências.
*Com informações de Marcello Góis