Início Jogos Análises Saída de Ney Franco mantém histórico ruim do Vitória

Saída de Ney Franco mantém histórico ruim do Vitória

214

Ao pedir demissão e ir para o Flamengo, Ney Franco entrou para a lista de técnicos que não completaram uma temporada inteira a frente do Vitória.

O último nome da lista é um velho conhecido do futebol baiano: Joel Santana, treinador de vasto currículo, passou toda a temporada 2002 comandando o leão. Foi campeão baiano e quase classificou o time para a fase final do brasileiro. Ainda ficou por alguns meses no ano seguinte, suficiente para ser bi-campeão estadual e vencer a Copa do Nordeste.

Antes de Joel, é preciso voltar muito para encontrar um ano rubro-negro com apenas um treinador. Aconteceu em 1979, com Aymoré Moreira, comandante da seleção brasileira no título mundial de 1962.

Por outro lado, é comum na história do leão temporadas com muitos treinadores. Os 6 comandantes de 1980 ou, ainda pior, os 9 treinadores de 1981 evidenciaram a falta de rumo do time nos anos 80.

Em tempos atuais, quando se fala em planejamento no futebol e isso passa por trabalhos a longo prazo dos treinadores, parece surreal nove técnicos por ano. Mas também parece loucura passar 12 anos sem manter o mesmo profissional comandando o time por uma temporada inteira.

Foto: SporTV


Deixe sua opinião