Início Outros esportes Basquete Vitória volta ao cenário nacional do basquete

Vitória volta ao cenário nacional do basquete

2937
Time de basquete do Vitória em 2018, antes do encerramento do projeto (Foto: Divulgação/EC Vitoria)

O basquete rubro-negro voltará a disputar uma competição nacional após quatro anos, quando a parceria com a instituição Universo foi desfeita. Em março, os Leões do Garrafão pisam em quadra para o Campeonato Brasileiro Masculino.

A competição será organizada pela CBB (Confederação Brasileira de Basquete). Apesar do peso nacional, não é a mesma competição que outrora o rubro-negro disputou: o NBB (Novo Basquete Brasil) que é organizada pela LNB (Liga Nacional de Basquete). Esse Brasileiro organizado pela CBB, que muitos chamam de “Série B do Basquete”, dará ao campeão a chance de uma vaga para disputar o NBB de 2024.

A competição contará com 10 equipes, divididas em duas conferências (grupos). Quatro melhores de cada conferência vão para as quartas. Os vencedores então irão disputar um quadrangular final com todos jogando contra todos. Essa última fase terá uma sede e será escolhida pela equipe de melhor campanha.

O Vitória ficará na conferência junto com Basket Osasco, AZ Araraquara, Brusque e Blumenau-SC. A outra conferência terão as equipes Liga Sorocabana, Basquete Santos, Basquete Pinda-SP, Praia Clube-MG e Cruzeiro.

O coordenador de Esportes Olímpicos do Vitória, Augusto Britto, comentou para a CBB as expectativas:

“Entramos com a pretensão de sermos campeões. Sabendo que é um campeonato muito equilibrado, difícil, com grandes times, mas pela nossa grandeza e o nosso retorno ao esporte, nossa expectativa é grande.”.

A equipe deverá manter a base que conquistou o Campeonato Baiano na última temporada, com o ala Edu Mariano comandando a equipe em quadra e, atualmente, Marcelo Berro como técnico.


Deixe sua opinião